O que está relacionado a Qualidade de Vida?

Nunca antes se falou tanto em qualidade de vida…

Atualmente a correria, as pressões do dia a dia, a falta de tempo, de contato com a família, o trânsito e outros problemas da sociedade moderna atingem diretamente todos nós. Cada ser humano, sem exceção, em alguma dose já experimentou ou experimenta estas tribulações quase que diariamente. E, com isso, cada vez mais a qualidade de vida se faz presente em nossas expectativas.

Todos almejam uma vida com mais qualidade… A própria mídia, pegando este ensejo, esta carona, utiliza-se deste termo para vender qualquer produto ou serviço.

Mas o que, afinal, está relacionado com qualidade de vida?

Cada indivíduo tem suas próprias expectativas, metas e necessidades, portanto, não existe definição única. Qualidade de vida é um tema extremamente subjetivo e, independentemente das nossas escolhas, tem haver com palavras como: equilíbrio, disciplina, harmonia, conhecimento, integração, liberdade consciente, etc. Chega-se no ponto mais alto das nossas expectativas quando a relacionamos com objetivos que nos trarão mais saúde e felicidade. É isso, que no fundo queremos… ser feliz e saudável.

Para uma vida com mais saúde, de certa forma é fácil. A maioria de nós tem acesso a várias informações para adoção de hábitos saudáveis. Sabemos que cuidar da nossa alimentação, praticar uma atividade física pelo menos 30 minutos diariamente, restringir bastante o consumo de álcool, dizer não ao tabagismo são regras básicas para uma saúde melhor. Basta, portanto, iniciativa e motivação.

Mas e ser feliz… o que realmente é preciso fazer?

A felicidade, para quem realmente a desfruta, tem haver com coisas simples da vida. Não está vinculada a qualquer tipo de vício e não se apóia no consumismo. Está mais relacionada com a nossa forma de encarar o mundo, do que propriamente com os acontecimentos externos, isto é, a pessoa tem consciência dos desafios da vida, mas não se deixa levar pelos fatos. Busca no íntimo, força e coragem para desenvolver o melhor de si em benefício próprio e também dos outros. Procura transformar os desafios em oportunidades e acredita sim na felicidade. Da mais importância pra aquilo que é belo, simples e que muitas vezes, ignoramos.

Vale a pena refletir… será mesmo que a qualidade de vida está no mundo externo? Estratégia tão preconizada pela propaganda.

Definitivamente não. Qualidade de vida tem a ver com o modo que pensamos sobre os fatos e não com os fatos em si. Por isso tente, diariamente, enxergar o mundo melhor, mesmo com todos os desafios e vicissitudes e, acredite: a forma como você pensa influencia diretamente sua qualidade de vida.

Já que não conseguiremos mudar o mundo externo, que tal então nutrir nosso mundo interno com pensamentos mais positivos e, com isso viver melhor?

Segue uma boa dica: associar hábitos saudáveis com uma visão mais positiva e consciente da vida é o caminho certo que levará a tão almejada qualidade de vida.

 

Leandro Buso

Diretor da Spaço Quality e consultor em gestão da qualidade de vida do trabalhador